-
Arquitetos: Saraiva + Associados
- Área: 3035 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Francisco Nogueira
Descrição enviada pela equipe de projeto. Enraizado nas estreitas ruas da Junqueira, em Lisboa, este condomínio privado impõe-se pela luz e simplicidade da sua geometria depurada. A escassos metros da desafogada zona ribeirinha de Belém, que alia uma enorme riqueza arquitetónica ao burburinho desta zona de grande vivência turística, torna este bairro ainda mais apetecível. Pois apesar de central, é resguardado no coração da sua zona residencial.
O edifício desenvolve-se em 4 andares aos quais se soma um piso recuado, de aproveitamento da cobertura e um piso em cave destinado a estacionamento e arrecadações, exclusivo aos residentes. A linguagem do alçado principal foi desenvolvida num tom sóbrio, e com uma métrica de vão de escala pequena, garantindo a privacidade dos residentes, face à proximidade do arruamento compacto que lhe é adjacente. Esta abordagem de vão é redimensionada no alçado tardoz, virado a sul, materializando-se em planos de vidro de grandes dimensões com varandas generosas e jardins privativos ao nível do piso térreo, fazendo com que todos os apartamentos desfrutem de vistas desafogadas para o Rio Tejo, e toda a sua envolvente.
Dos objetivos principais deste projeto destacamos os seguintes: desenhar apartamentos de elevada qualidade, com diversas tipologias e com padrões de sustentabilidades que mantenham o edifício a longo prazo. Assim, os materiais e técnicas construtivas adotadas foram pensados de forma a garantir o conforto deste condomínio. É uma zona descaracterizada onde a proposta construída foi pensada numa abordagem silenciosa e por essa via unificadora de um tecido urbano envelhecido que data dos anos 80.